o Artes decorativas viveu um grande momento no início do século XX. Móveis, espelhos, lâmpadas e gravuras deixaram sua posição secundária e chegaram ao nível da arte.

Nascido na França durante os loucos anos vinte, Art Deco é glamour, elegância e beleza no sentido mais absoluto da palavra. Uma reflexão sobre a própria sociedade na época; glorificando o esnobismo, o elitismo e o amor pelo excesso. No entanto, o Art Deco O movimento sobreviveu ao crash de 1929 e permaneceu em vigor até o final dos anos 50.
Quase cem anos depois da Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas em Paris, que batizou o movimento, Art Deco não saiu de moda e sua influência ainda é visível em muitos projetos hoje. Hoje, estamos olhando para seis projetos muito especiais que claramente prestaram homenagem ao Art Deco estilo.

Ébano

Art Deco ponha um olho nas culturas exóticas e antigas além da Europa. Por isso, muitos projetos tomam elementos emprestados do Antigo Egito, ou de civilizações pré-colombianas e tribos africanas. Esse interesse antropológico levou-os a experimentar outros materiais, como ébano . A madeira preta era perfeita para combinar com placas de marfim ou ouro, dois outros recursos que foram fortemente explorados.

Tons naturais

Modernistas se voltaram para a natureza como sua verdadeira musa, e tinham fraqueza por elementos naturais, especialmente vegetação e formas arredondadas. Embora seja verdade que Art Deco deu mais poder às curvas e se debruça sobre linhas retas e formas geométricas, o estilo continuou a usar sugestões da natureza para destacar sua volatilidade. Os motivos naturais, como este papel de parede, são um dos grandes legados que foram deixados para trás como legado desta época.

Revolução no design

De edifícios a projetos de carros Art Deco jogava cada carta em busca da beleza, numa época em que a estética era tudo. Sabonetes, frascos de perfume, pentes e especialmente espelhos, mesmo nos espaços mais íntimos se transformaram em arte. Se aprendemos alguma coisa com esse movimento, é que a funcionalidade não é incompatível com a beleza.

Madeira e metal

A euforia e a fé cega do poder das máquinas cambaleou após a Grande Guerra. Mas vinte anos depois de recuperado, continuou a alimentar Art Deco materiais industriais como metal, bronze ou vidro. A madeira estava cheia de destaques e esmaltes que davam um efeito quase irreal.

Essa combinação de madeira e metal continuou por muitos anos. Nenhum outro movimento triunfou tanto quanto Art Deco nos loucos anos vinte.

Linha de jogo

Gemelline della linea Giardino d’inverno


ildoppiosegno

Art Deco , herdeiro dos estilos de vanguarda como o Futurismo, favorecia cantos arredondados e buscava projetos aerodinâmicos, para dar senso de velocidade e risco. Artistas de vanguarda do Art Deco período, apreciei o jogo e risco de experimentar com formulários.

Este mesmo prazer no design ainda está em vigor hoje, os designers amam o jogo e o risco de jogar com formas desconhecidas. Como vemos nessas cadeiras, enquanto trabalhamos independentemente, formamos uma unidade inteira que parece estar sendo separada. Esperto.

Detalhando bem

Há muito mais Art Deco em torno de nós do que imaginamos. Alguns são óbvios porque são prédios importantes em nossas cidades, mas outros estão em lugares escondidos que você menos espera. Art Deco não era apenas arte para museus, mas pode ser vista em acessórios do dia a dia. Onde quer que possamos ir, talvez o corrimão da escada, a moldura da porta ou a maçaneta da porta escondem esta pequena jóia de design que é Art Deco .

casaDecoração
Comentários (0)
Adicionar Comentário